Unilago
Tradição e tecnologia em ensino superior presencial e a distância

A Instituição

A União das Faculdades dos Grandes Lagos tem por missão formar um profissional universitário de superior qualidade, capaz de assumir, com responsabilidade e comprometimento, missões sociais, possuidor de competência e integridade profissional para enfrentar com êxito o mercado de trabalho e orientado a manter elevados padrões de atualização e aperfeiçoamento científico.

Os cursos criados pela União das Facudaldes dos Grandes Lagos são todos autorizados pelos órgãos federais responsáveis pela educação superior, atendem às demandas regionais e são compatíveis com as demandas do mercado de trabalho. Como forma de elevar sempre a qualidade de ensino, a União das Facudaldes dos Grandes Lagos oferece apoio a iniciativas e atividades docentes, inclusive atividades de pesquisa e extensão, contribuindo, assim, para solucionar problemas das comunidades local e regional.

Os projetos pedagógicos dos cursos da instituição são elaborados com base nas competências e habilidades que o aluno deve ter ao concluir seus estudos. Para tanto, os currículos dos cursos oferecidos seguem as diretrizes curriculares nacionais, as tendências de cada área e os fins da instituição. Os conteúdos das disciplinas são constantemente atualizados e divulgados ao corpo discente a fim de atingirem os objetivos a que cada curso se propõe. A coordenação de cursos tem conhecimento profundo do projeto pedagógico que norteia as atividades de formação dos alunos e busca constantemente cumprir os objetivos de cada curso e melhorar sua qualidade.

A União das Facudaldes dos Grandes Lagos conta com um corpo docente com alta formação profissional para atender aos objetivos do curso e aos requisitos de cada disciplina, por meio de atividades de capacitação, investigação, extensão e orientação dos alunos.

Visando a atender alunos e professores e a proporcionar comunicação eficiente com os órgãos da administração superior, o pessoal técnico-administrativo da ies é constantemente treinado e atualizado.

Quanto à estrutura física, a ies possui salas de aula adequadas ao número de alunos, com acesso à circulação de pessoas com necessidades especiais e com equipamentos próprios para o desenvolvimento das atividades programadas nas disciplinas, além de laboratórios com equipamentos modernos e políticas de acesso de alunos bem definidas.

A biblioteca da União das Facudaldes dos Grandes Lagos possui acervo aberto e adequado às necessidades de cada curso, além de salas de estudos dimensionadas para satisfazer as necessidades de seus usuários.

A divulgação dos cursos da União das Faculdades dos Grandes Lagos é feita com antecedência aos candidatos à seleção. Ao ingressar, o aluno é informado sobre o funcionamento e a organização da instituição, assim como sobre a proposta e os objetivos do curso escolhido. Há, ainda, programas de apoio e atenção ao discente, destinados a promover a melhoria da aprendizagem (monitoria, iniciação científica, atividades extracurriculares) que orientam e motivam os alunos, que são constantemente estimulados a apresentarem sugestões que contribuam para sua formação integral.

Sede da Unilago em São José do Rio Preto – SP
Vídeo Institucional da Unilago

Unilago Cloud Services (UCS)

As melhorias são uma constante no dia-a-dia da instituição, antes do processo de credenciamento da instituição na modalidade a distância, foi desenvolvido um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que faz parte dos serviços de computação em nuvem da própria instituição –  Unilago Cloud Services.

A suíte de serviços conta com o AVA para modalidade a distância, biblioteca virtual com a base de dados da Pearson, além de canais exclusivos de contato com os tutores a distância, com a secretaria e com a coordenação pedagógica dos cursos.

Durante a última década, com o aumento da demanda de alunos e com o avanço da tecnologia, a Unilago inicia a atualização de seu parque tecnológico que conta com o aumento da velocidade do processamento das informações e na capacidade de armazenamento em nuvem. Em paralelo a isso, nos últimos anos, o departamento de TI da IES melhorou o sistema acadêmico e de secretaria.